Durante a histórica entrevista coletiva concedida aos meios de imprensa locais o prefeito Eric Costa mostrou-se indignado com a situação em que encontrou a prefeitura.
foto: Fagner Barbosa |
Além do saque nas contas do órgão, pois das cento e vinte contas-correntes, nada menos que oitenta e oito não tinham um real sequer e o restante com valores irrisórios, inferiores a mil reais, houve furto de equipamentos nos hospitais, nas secretárias e até no auditório da prefeitura conforme se verifica na foto ao lado .
Eric também afirmou que a auditoria que vem sendo realizada na prefeitura já detectou débitos superiores a seis milhões de reais, entre eles o de precatórios que não foram pagos.
O prefeito fez um apelo público para que as pessoas que se apossaram dos bens do município devolvam esses produtos. Ele afirmou que por estes serem fruto de furto, os larápios e os receptadores serão punidos nos rigores da lei.
Mas além da prestação de contas da situação em que encontrou a prefeitura o prefeito também deu boas notícias. Garantiu que, conforme afirmara ao blog irá apresentar um projeto condizente e viável para recuperação do aeroporto de Barra do Corda aproveitando os recursos disponibilizados pelo governo federal.
Informou que o serviço de limpeza pública começara a funcionar desde as primeiras horas do dia primeiro de janeiro, assim como a rede hospitalar municipal que, apesar dos problemas funcionava com estrutura mínima contando com a colaboração dos profissionais de saúde locais que, nas palavras do prefeito não mediram esforços para o atendimento a quem precisasse.
Ainda sobre a saúde o prefeito informou que a prefeitura trabalha para a contratação do maior número de médicos em regime de urgência para regularizar o atendimento.
O prefeito, ao lamentar que somente por falta de vontade política Barra do Corda ainda não tem uma universidade federal, informou que vai firmar parceria com a cooperativa COPABA que doará um terreno e que sua gestão fará todos os esforços possíveis para que o campus da UFMA, seja implantado o mais rapidamente possível.
Eric Costa também informou que, fruto de suas visitas ainda como prefeito eleito a Brasília, conseguiu a aprovação de recursos no valor de setecentos mil para elaboração de um projeto para resolver definitivamente o problema de abastecimento de água em Barra do Corda.
Ainda segundo Eric, esses recursos para elaboração do projeto já estão licitados e o projeto deverá beirar valores em torno de trinta milhões de reais. Com essa cifra, o prefeito afirmou ser possível resolver não apenas os problemas atuais de distribuição de água mas também para as futuras gerações.
O prefeito também discorreu sobre sua intenção de tornar Barra do Corda num pólo turístico. Eric afirmou que durante sua estada em Brasília manteve contatos com o ministro da pasta, Gastão Vieira, que não só prontificou-se a vir a cidade durante a realização de um seminário sobre turismo que será organizado pela gestão municipal, mas também mostrou-se partidário sobre a aprovação de um grande projeto que alavancará de vez o turismo local.