PF desmonta quadrilha formada por madeireiros, índios, PMs e políticos no MA


A Polícia Federal (PF) deflagrou, no dia de ontem (20), uma operação para reprimir a extração ilegal de madeira em terras indígenas nos municípios de Maranhãozinho, a 800 km de São Luís, e Centro do Guilherme, a 450 km de São Luís. A operação formada por 34 policiais federais, cumpriram os sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Denominada Operação COPII (que em tupi-guarani quer dizer cupim), a operação desmontou a susposta quadrilha que, segundo a PF, é formada por madeireiros, índios, policiais militares e políticos da região.

Os investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva, concussão (exigir para si ou para outro dinheiro ou vantagem em razão da função), prevaricação (retardar ou deixar de praticar ato de ofício), formação de quadrilha ou bando e peculato (funcionário público que toma posse de algo pertencente à administração pública)..

De acordo com a Polícia Federal, a investigação acerca de crimes ambientais, teve início com a Operação Arco de Fogo no ano de 2011, que fez o levantamento de informações sobre desmatamento na reserva indígena Alto Turiaçu, no estado do Maranhão.

Como funcionava o esquema

Segundo a investigação da PF, a retirada de madeira ilegal funcionava, inicialmente, com a cobrança de uma taxa pela prefeitura de Centro do Guilherme, para que caminhões madeireiros entrassem na reserva e de lá retirassem as toras que eram vendidas às serrarias.

Entretanto, a investigação constatou que o dinheiro arrecadado com a venda da madeira não ia para os cofres públicos, mas era desviado para os integrantes da quadrilha.

Ao pagar a taxa, de acordo com a PF, o caminhoneiro recebia um ticket, que comprovava o pagamento e dava direito de ingressar na reserva. Esse controle de entrada dos caminhões era feito por guardas municipais armados ilegalmente instalados em “barreiras/cancelas” no povoado Centro do Elias e na Quadra 80-1, zona rural de Maranhãozinho, sob supervisão de um sub-tenente da Polícia Militar da região.

Fonte: O Imparcial

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Seguidores













Busca

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.